terça-feira, 19 de outubro de 2010

Reunião 7ª 01 Escola Maria Linhares

Quero que meus alunos sejam solidários e tolerantes uns com os outros. Não usem da agressão para conseguir o que querem, pois este não é o caminho. Na vida precisamos uns dos outros, sozinhos não chegamos a lugar algum.
Jackson e Hiago


Meninas

turma 71


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Eu recomendo...

Em Bombinhas, temos um museu que merece sua visita.
Mais informações: http://www.chm.org.br/capa.php

Uma questão de educação

           

Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, está ocorrendo uma exposição Cowparede (http://www.cowparade.com.br/poa/cowparade.php), que já passou por 55 cidades incluindo São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Este evento colocou na rua 80 vacas, de tamanho natural e com riqueza de detalhes. Mas, infelizmente não só pelo seu colorido ou uso de materias alternativos, as vaquinhas estão dando o que falar. Pela primeira vez, de acordo com os organizadores, foi roubada uma obra. A vaca Cowó(p)tica, de cores vibrantes, foi roubada dia 08/10.
            Este fato nos revela a falta de respeito e de educação do povo. Os monumentos, que na maioria das vezes, existem para expor façanhas, vitórias, ...um lado da história, não recebem verbas para sua manutenção, dinheiro do povo...descaso das autoridades. Mas, até que ponto nós, educadores, estamos trabalhando para reverter esta situação? Estamos preparando nossos alunos para apreciar um prédio antigo mostrando toda a história que vive nele? Observar a arquitetura, cores, materiais, que esboçam as características de uma época...
            Respeitar o patrimônio de uma cidade envolve vários aspectos: escola, família e incentivo dos governos. Conhecer a cultura de uma cidade, como ela se vê e quer que os outros a vejam passa por seus momumentos, pelos prédios históricos, museus e atitude de seu povo.
                Vaca chamada de Cowó(p)tica foi furtada na madrugada desta sexta-feira. Foto: Fabiano Panizzi/Divulgação

domingo, 26 de setembro de 2010

Trabalho...adoro inventar modas e os alunos também

Os alunos da 5ª série da Escola de Educação Básica Maria Rita Flor tiveram o desafio de criar uma cena de teatro (tragédia ou comédia) sobre a Grécia Antiga. Foi maravilhoso o resultado. Eles produziram seus textos com base em leituras, organizaram as falas, os personagens e, alguns grupos até inventaram moda...colocaram o nome dos escravos, pois descobriram que existia escravidão na Grécia Antiga, de Lady Gaga, e outras celebridades, que criatividade. Abaixo estão algumas fotos.








                                                        

O professor precisa se atualizar

         Nós professores, independente da região de atuação, precisa se atualizar frente as novas tecnologias. Cada vez mais a tecnologia se faz presente e disso não há como fugir, por mais que para muitos, a internet torne o contato humano mais escasso, ela existe e está batendo a nossa porta. Então temos duas opções: usar ela a nosso favor, ou ignorá-la. Entretanto, para a segunda opção, é preciso estar preparado para ficar fora do mercado de trabalho, ou fadado a aulas monótonas, sem intusiasmo e concentração.
        É necessário perder o medo do novo, pois tudo que é novo assusta, e nos aventurar na era tecnológica. Usar a tecnologia como mais uma ferramenta de trabalho, mas atenção! Nunca depender exclusivamente dela, o bom professor é também um bom jogador...possui muitas cartas. Deve-se também estar atento para que o contato humano não se dilua gradativamente, devido a todas estas máquinas incríveis que olham e falam.
      Ensinar acompanhado da tecnologia é interessante e divertido, sai do quadro, papel e giz. Contudo, precisamos lembrar no momento de trabalharmos com a tecnologia, que existe uma parcela de alunos que não tem computador em casa, e muitos termos usuais na informática são desconhecidos para eles, por isso além de cartas na manga precisamos ter bom senso, para não excluírmos os alunos, pois o objetivo maior é o que educando aprenda com prazer e tire lições para sua vida cotidiana.