Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, está ocorrendo uma exposição Cowparede (
http://www.cowparade.com.br/poa/cowparade.php), que já passou por 55 cidades incluindo São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Este evento colocou na rua 80 vacas, de tamanho natural e com riqueza de detalhes. Mas, infelizmente não só pelo seu colorido ou uso de materias alternativos, as vaquinhas estão dando o que falar. Pela primeira vez, de acordo com os organizadores, foi roubada uma obra. A vaca Cowó(p)tica, de cores vibrantes, foi roubada dia 08/10.
Este fato nos revela a falta de respeito e de educação do povo. Os monumentos, que na maioria das vezes, existem para expor façanhas, vitórias, ...um lado da história, não recebem verbas para sua manutenção, dinheiro do povo...descaso das autoridades. Mas, até que ponto nós, educadores, estamos trabalhando para reverter esta situação? Estamos preparando nossos alunos para apreciar um prédio antigo mostrando toda a história que vive nele? Observar a arquitetura, cores, materiais, que esboçam as características de uma época...
Respeitar o patrimônio de uma cidade envolve vários aspectos: escola, família e incentivo dos governos. Conhecer a cultura de uma cidade, como ela se vê e quer que os outros a vejam passa por seus momumentos, pelos prédios históricos, museus e atitude de seu povo.