quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Redações dos alunos da turma 6ª03

Escola M.E.F.Maria Linhares de Souza.
Nome:Matheus Elias da Silva.
Professora:Fátima Cezário.
Disciplina:História.

                                                      Redação de História: Passeio no Museu de Bombinhas
              
              O passeio foi muito legal porque no caminho vimos uma igreja construída a quase 200 anos.
              No museu os instrutores nos mostraram navegações gregas,navegações egípcias, farol de Alexandria,o crânio do homem sambaqui encontrado na praia de laranjeiras em Balneário Camboriú.
      O comércio marítimo é muito importante porque vem peças de vários outros países para o Brasil,chega na Zona Franca de Manaus e, lá é montado as máquinas fotográfica,e etc.Os fenícios eram muito experiente no mar,navegação.Vimos várias moedas do Império Romano,barco típico  de tróia.
              A maioria das pessoas que estavam lá comigo,com os instrutores e com a professora descobriram que foi os chinêses que inventaram  as bússolas.Vimos a réplica do titanic e um pedaço verdadeiro dele,o instrutor disse que foram feitos 1.000 réplicas do titanic mas de 1.000 só 3 estão aqui no Brasil.Vimos o chupa-cabra,dentes de baleia,crânio de baleia,armas de fogo como:espingarda,pistola,espadas e mini canhões.
             Ouvimos o canto de várias baleias,lemos a lei áurea e a réplica da caneta que a princesa Isabel assinou a lei áurea,vimos bolas de canhões, vimos prisões de escravos,várias bússolas,barcos,peixes e o maior quadro de nós do mundo feito por um homem da marinha,vimos ossos de baleias e especiarias,como:canela,pimenta branca,preta e vermelha.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Vale a pena

                                      "Vale a pena tentar, não desistir.."

Alunos da 8ªs da Escola Maria Linhares de Souza em Itapema/SC, assistindo vídeos sobre a Primeira Guerra Mundial.




Alunos da turma 6ª 04 da Escola Maria Linhares de Souza em Itapema/SC, em uma aula no pátio sobre o Islamismo: ontem e hoje. 




A mesma 6ª 04 agora no laboratório de informática, pesquisando sobre literatura medieval e criando
e-mails para trabalhar com tecnologia.




Homenagem Cívica feita pelos alunos da 6ª 04.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Educação ...algo a ser pensado

Imfelizmente em nosso país, a educação não é prioridade. Nem em casa, pois as crianças estão chegando em idade escolar sem o mínimo de educação e respeito, nem em qualquer outro lugar deste pais . As salas são pequenas, embora exista limites para isto. Os computadores, acesso à internet, e pessoas capacidades para auxiliar, é coisa rara. A violência é úma constante, e os conselhos tutelares, na maioria das vezes, só atrapalham. Não auxiliam a escola nas situações difíceis, cabe cada vez mais a resolução de tudo ao educador. Entretanto, aumenta cada vez mais o número de afastamento do trabalho por depressão, e por não acreditar mais que os bons tempos em que o professor era respeitado volte. Devemos mencionar que muitos professores não são gabaritados para esta função, mas nada justifica a intolerância, o desrespeito e o descaso que estamos vivendo. O governo faz propaganda "venha ser um professor melhore o futuro deste país" (ou algo assim), acho graça. para ser professor precisa ter o dom, como em todas as profissões. Se nós tivessemos carga de trabalho coerente, ferramentas de trabalho decentes, se os pais pensassem não apenas em entregar seus filhos para a escola, mas dar atenção, carinho e limites, a questão salarial seria apenas algo a mais, como em todas as profissões. Contudo, o professor precisa ser atualmente educador, pai-mãe, segurança, psicólogo, ufa!!! cansa!
Espero que a nova presidente tenha mais atenção com este assunto.
http://www.senado.gov.br/noticias/opiniaopublica/votar_enquete.asp
Professora Fátima Apollo